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MEDEIROS, Rosilda Maria Sá G. de. Redes Vivas: nexos poéticos mediados pela cerâmica contemporânea. Salvador, 2011. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais), Escola da Belas Artes, Universidade Federal da Bahia.





RESUMO

Esta dissertação apresenta uma rede de relações – poéticas, visuais, conceituais, históricas, reflexivas e experienciais – em torno do processo e percurso artístico iniciado em 1990, mas especialmente a pesquisa desenvolvida durante o Mestrado em Artes Visuais, do PPGAV/EBA/UFBA, focada na cerâmica enquanto linguagem visual contemporânea, híbrida, que dialoga com questões associadas ao princípio de rede. Estrutura conceitual, a rede é não-linear, que neste estudo integra várias dimensões do processo criativo, da arte, da cerâmica e da vida. Sendo assim, além das teorias específicas, das aproximações e diálogos entre artistas e obras afins, foi construída uma rede colaborativa de encontros e comunicações com as pessoas em torno da cerâmica utilitária no espaço da vida cotidiana para a celebração de momentos e a produção das instalações Imagens Amadas e Inventário, apresentadas na exposição final do Mestrado, denominada Convivendo. Também foi exposta a instalação Cerâmicas e mais Cerâmicas (after Kosuth) cujas obras trouxeram discussões sobre o conceito e a linguagem da cerâmica além do contexto tradicional – associada a outras linguagens, como a fotografia e o desenho, bem como as apropriações, o cotidiano e a vida –, refletindo sua inscrição na arte contemporânea.

Palavras-chave: Cerâmica. Arte contemporânea. Rede. Instalação. Processo criativo


ABSTRACT

This dissertation presents a poetic, visual, conceptual, historical, reflexive and experiential network – related to a creative process journey since 1990, mostly the recent research developed during the Master in Visual Arts program, at Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. This project focused in Ceramics as a hybrid, contemporary visual language that deals with questions associated to the idea of network. As a conceptual structure the network is nonlinear, that in this study integrates several dimensions of the creative process of art: ceramics as pottery as well as ceramics as a way of life. In that way, beyond any specific theories, approaches and dialogues between artists and related works, a collaborative network of meetings and communications was built with chosen people that got together around the utility pottery in the space of the everyday life in order to celebrate moments. As a result the construction of the installations “Images Loved” and “Inventory”, presented in the final exposition for the Master degree, named “living together”, shows this process. Beside these two installations, others installations were also part of this exhibition, such “Potteries and more Potteries (after Kosuth)”. This latter work brought out arguments about the concept and the language of the pottery beyond its traditional context – associated to other visual languages, as photograph and drawing, as well as appropriations, people everyday life routine–, reflecting its inscription in the contemporary art.

Keywords: Ceramic. Contemporary art. Network. Installation. Creative process.




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