Construção Coletiva: a cerâmica na escola (vídeo)




SINOPSE

Este vídeo apresenta o registro poético da construção do mural cerâmico no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário - CEEEAS, em João Pessoa, Brasil.
Em 2003, o CEEEA-Sesquicentenário completou onze anos de administração participativa, respaldada pela Cooperativa de pais e professores, se estruturando como escola modelo no Estado da Paraíba. Uma escola pública de qualidade.
Para celebrar esta data e pensando num Projeto que envolvesse os alunos da escola, os professores, a administração, os pais, a comunidade e a Universidade Federal da Paraíba, a Profª Marília Diaz idealizou e coordenou “A Arte Registra a História”, com o apoio da Coordenadora Geral do Sesqui Profª Lúcia Giovanna Duarte de Melo.
Este Projeto visou a construção de um mural cerâmico modelado por 1500 alunos durante as aulas de Arte, configurando-se num espaço para as informações visuais de caráter cognitivo e afetivo que registrou a história recente do Sesquicentenário. Com a concretização do mural, após seis meses de trabalho, a experiência estética passou a ocupar outros espaços na escola, podendo ser vivenciada por todos.



ficha técnica

roteiro e imagens Rosilda Sá
edição Sandoval Fagundes, Yebá Ngoamãn
músicas Milton Dornellas, Totonho, Marcus Fonseca e Xisto Medeiros
apoio Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Cooperativa de Ensino de João Pessoa
Secretaria de Educação do Estado da Paraíba

duração 7’46”

2003


O vídeo está publicado pela DVDteca Arte na Escola, do Instituto Arte na Escola, acompanhado do material educativo para o professor propositor com a autoria da Profa. Marília de Oliveira Diaz e coordenação das Profas. Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque.

2 comentários:

  1. Não é possível comprar os quatros vídeos sobre cerâ-
    mica descritos nesse blog? Interessam-me, principal- mente, "CONSTRUÇÃO COLETIVA" e "FORNO DE PAPEL".
    Caso a compra seja possível, quero receber instruções a respeito.
    EDUARDO SANTOS
    edusantos5422@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Continuo querendo saber se é possível
    comprar os vídeos sobre cerâmica.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir